Publicado em Deixe um comentário

5 Porques

5 Porquês


Esta ferramenta foi criada em meados da década de 70 no Japão, pela empresa Toyota. É uma ferramenta que tem como objetivo principal achar a causa raiz de um problema.

Basicamente devemos questionar 5 vezes o porquê de um problema já definido, até encontrarmos a sua verdadeira causa raiz.
Com a resposta do primeiro “porquê”, continuamos questionando outros “porquês” das respostas anteriores, quantas vezes forem necessárias até que a identificação da causa raiz do problema seja descoberta.

Interessante definir que nada impede que sejam feitas mais ou menos que 5 questionamentos de “porquê”. O importante é compreender o que está causando o problema e não o sintoma.

Quando não tratamos de forma correta os problemas, corremos o risco que estes voltem novamente e por vezes até piores.
A descoberta da causa raiz irá permitir que possamos traçar ações para reduzir a probabilidade deste problema voltar a ocorrer, melhorando a produtividade do processo e trazendo ganhos financeiros significativos para a organização.

Exemplo básico
Problema: Linha de produção não consegue atingir as metas diárias de produção.
1. Por que a linha de produção não consegue atingir as metas diárias de produção?
Porque há um alto índice de retrabalho.
2. Por que há um alto índice de retrabalho?
Porque a máquina está gerando defeitos
3. Por que a máquina está gerando defeitos?
Porque não foi programada da forma correta.
4. Por que a máquina não foi programada da forma correta?
Porque o funcionário não foi instruído sobre como fazer a programação.
5. Por que o funcionário não foi instruído sobre como fazer a programação?
Porque não existe um plano de treinamento para operadores da linha.

Ação: Definição de um plano de treinamento para operadores….

QUER APRENDER MAIS E SE ESPECIALIZAR NESTA ÁREA?
Confira estes Treinamentos!

https://bit.ly/CursoAnalistadeQualidadeOnline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.