MASP
Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma metodologia sistemática que tem como objetivo encontrar e eliminar a causa raiz de um problema.
O MASP surgiu no Japão e chegou ao Brasil na década de 80, com intuito de promover a busca da melhoria contínua de processos, serviços e produtos.
Na Manutenção tem seu uso muito difundido, pois ajuda a encontrar soluções para diversos tipos de problemas complexos e crônicos.
Execução do MASP
Quando iniciamos a sequência do MASP devemos seguir todas as etapas abaixo.
Etapa 1 – Escolha do Problema a ser analisado
Etapa 2 – Observação
Etapa 3 – Análise
Etapa 4 – Plano de ação
Etapa 5 – Ação
Etapa 6 – Verificação
Etapa 7 – Padronização
Etapa 8 – Conclusão
Durante a execução do MASP podemos usar diversas ferramentas da qualidade de apoio.
As mais conhecidas:
– Espinha de peixe
– 5 Porques
– 5W2H
– Brainstorming
– Lista de Verificação
– Gráfico de Pareto
Como usar o MASP no processo Manutenção?
Quando um equipamento ou processo deixa de produzir, além dos custos de manutenção para o reparo a organização tem um momento de Lucro Cessante.
Neste momento a empresa deixa de faturar, correndo riscos de pagar multas por atrasos de entregas e diversos gastos extras inerentes a cada tipo de processo (Retrabalhos, energia, HE…).
Por estes motivos a retomada das atividades do equipamento se torna essencial.
Porém, não raro se atua somente nas consequências dos problemas sem analisar e atuar na causa raiz, trazendo o risco de que o problema volte a ocorrer novamente.
Ex: CNC não liga.
O Técnico identifica relé térmico desarmado.
Após rearme o equipamento volta a operar.
Observem que se não for analisado, identificado e eliminada a verdadeira causa raiz é muito provável que o problema volte a
ocorrer, sendo em muitos casos até de forma até mais grave.
Em empresas onde a manutenção já está em um nível mais estruturado e organizado, utilizando técnicas de PCM e RCM, com certeza
este assunto de quebra voltará a ser analisado.
No caso exemplificado ao executar o MASP poderia se chegar à conclusão de que problema foi causado pelo esforço excessivo do motor ao movimentar o eixo, desarmando o relé térmico, visto a falta de lubrificação. Logo poderiamos chegar a conclusão que a causa raiz foi não ter comtemplado a lubrificação deste eixo no plano de manutenção do equipamento.
A solução correta seria Inserir o item Lubrificação de eixos no Plano de Manutenção.
Dicas
Para quem nunca participou ou liderou um grupo de MASP…
– Estude conceitos, ferramentas de apoio e como executar a metodologia MASP.
– Crie grupos multidisciplinares. Profissionais das áreas de apoio e produção podem colaborar muito nas várias etapas do ciclo MASP.
– Solicite apoio da área da qualidade para ministrar cursos e/ou conduzir as reuniões.
– Não pule nenhuma etapa.
Busca especilazação?
Confira estes cursos
PCM
https://bit.ly/CursoPCMOnlineCompleto