O que faz um Gestor de Manutenção?
O Gestor de Manutenção é o colaborador responsável por organizar e gerenciar todas as atividades relacionadas com manutenção de equipamentos, ativos, estruturas e instalações de uma organização, seja ela comercial, industrial ou de serviços.
Com o passar dos anos o papel da Manutenção foi sendo modificado, saindo de uma atividade reativa de consertar quando quebra, para uma percepção proativa, se antecipando às falhas e buscando a melhor eficiência e desempenho das estruturas e ativos da organização.
O setor de manutenção atualmente é visto como estratégico para o atingimento dos objetivos de uma empresa. Quanto melhor administrado este setor, maior é o retorno financeiro e consequentemente as chances de uma empresa ser competitiva, ter sucesso e sobreviver no mercado.
O Gestor de Manutenção atual tem entre suas atribuições manter os equipamentos, ativos e estrutura de uma organização disponíveis e confiáveis ao menor custo possível. Para isto, ele é
o responsável por gerir uma equipe e definir as melhores estratégias de planejamento, controle e execução de atividades deste setor.
Por toda esta complexidade de atividades para o gerenciamento de um setor de manutenção, os requisitos de um Gestor de Manutenção vão muito além de apenas conhecimento técnico em manutenção, sendo necessário conhecimento de técnicas administrativas e competências
comportamentais para gerir seu time de funcionários e se relacionar com superiores hierárquicos, clientes internos/externos e fornecedores.
Devido à grande variedade de atividades executadas pelos Gestores de Manutenção, este deve ter conhecimento de diversas áreas técnica, pois não raro é responsável pela parte predial, industrial, transportes e demais ativos de uma empresa.
Recompensa
Por toda esta responsabilidade o profissional desta função pode receber bons salários dependendo da complexidade do trabalho e tamanho da empresa.
O salário pode variar de R$3000,00 a 15000,00 mais benefícios.
Empregabilidade
Uma das vantagens de se especializar nesta área é que com a formação e experiência exigidas o profissional poderá se candidatar a diversas outras funções dentro do processo Manutenção.
Existem diversos tipos de empresas, com objetivos, tamanhos e necessidades diferentes.
Para cada empresa, de acordo com sua necessidade haverá tamanhos de equipes e funções especificas para os colaboradores.
Então podemos afirmar que um profissional capacitado poderá buscar oportunidades em funções importantes e bem remuneradas como Gestor, Supervisor, Planejador, Programador, Analista….
Também cabe salientar que na maioria das empresas pequenas e médias, é comum o profissional Líder da área de Manutenção realizar uma mescla de todas estas funções mencionadas acima, ou pelo menos ser necessário ter o conhecimento para gerenciá-las.
QUER SE ESPECILAIZAR NESTA ÁREA?
QUER ESTAR APTO PARA NOVAS OPORTUNIDADES?
ACESSE E CONFIRA ESTE TREINAMENTO
https://bit.ly/CursoPCMOnlineCompleto