Publicado em Deixe um comentário

Indicadores de Manutenção – O que vocêprecisa saber?

INDICADORES DE MANUTENÇÃO… O QUE VOCÊ
PRECISA SABER?

Atualmente há diversas técnicas e ferramentas de gestão, que em conjunto tem o objetivo de auxiliar no Planejamento e Controle do setor de Manutenção.

Para podermos controlar a área de Manutenção, entre diversas técnicas existentes de gestão, utilizamos os Indicadores de Manutenção.
Indicadores são gráficos gerados a partir de dados coletados, onde se é possível visualizar a situação atual de determinado processo ou equipamento, bem como histórico passado e tendências futuras.

Em um setor de Manutenção o controle é realizado a partir da geração e análise dos dados coletados dos processos internos e serviços realizados.

Através da análise frequente destes Indicadores os Gestores, Supervisores e Líderes planejam estratégias e ações para melhorar e manter o desempenho dos ativos dentro de metas estabelecidas.

Importante: Existem diversos Indicadores de Manutenção, porém cabe ressaltar que cada empresa possue suas particularidades em seu processo, cabendo ao Gestor definir e utilizar os indicadores que tragam as informaçoes mais relevantes para sua análise.

PRINCIPAIS INDICADORES DE MANUTENÇÃO

MTBF
O nome representa as iniciais das palavras Mean Time Between Failure (Tempo médio entre falhas). Sua unidade em tempo geralmente é expressa em horas (hs).

Com este indicador podemos medir e monitorar o tempo médio em que ocorre uma falha em determinado equipamento ou processo.
Basicamente a fórmula utilizada para obter este indicador é:

MTBF= Soma de horas de trabalho efetivas do equipamento/Número de falhas funcionais

MTTR
O nome representa as iniciais das palavras Mean Time To Repair (Tempo médio para reparo). Sua unidade em tempo geralmente é expressa em minutos (min).

Com este indicador podemos medir e monitorar o tempo médio utilizado para reparar um equipamento quando ocorre uma falha funcional, onde um equipamento ou processo parou de funcionar, deixando de desempenhar suas funções.

Com este indicador podemos verificar o quanto de eficiência e rápido está sendo o trabalho executado pela equipe de manutenção.
Basicamente a fórmula utilizada para obter este indicador é:

MTTR= Soma de tempos utilizado para reparar falhas funcionais/Número de intervenções (falhas funcionais)

Disponibilidade Inerente
Este Indicador mostra a disponibilidade do equipamento no que se refere a paradas por responsabilidade de Manutenção e sua unidade é por cento (%).

Com este indicador podemos medir e monitorar o tempo disponível que um equipamento ficou operando sem problemas em relação ao total de horas em bom funcionamento.

Para este cálculo precisamos ter os indicadores MTBF e MTTR do equipamento já previamente calculados.
Basicamente a fórmula utilizada para obter este indicador é:

Disponibilidade (%) = (MTBF x 100 (%))/(MTBF + MTTR)

QUER SE ESPECILAIZAR NESTA ÁREA?
QUER ESTAR APTO PARA NOVAS OPORTUNIDADES?
ACESSE E CONFIRA ESTE TREINAMENTO

https://bit.ly/CursoPCMOnlineCompleto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.