5S na Manutenção
5S é uma metodologia que tem como principal objetivo organizar espaços, permitindo que possamos trabalhar com mais eficiência e segurança.
Resumidamente este sistema visa manter o local de trabalho sempre limpo e organizado, facilitando a execução das tarefas sem perda de tempo ou riscos de segurança.
Esta ferramenta surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60.
Seu criador foi Kaoro Ishikawa e tinha com principal objetivo combater o desperdício.
5S- 5 palavras que começam com “S”
1- Seiri: Senso de Utilização
Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.
Faça uma análise do necessário.
Onde?
– Caixa de ferramentas;
– Gavetas de bancadas e armários;
– Almoxarifado;
– Arquivos físico e digital…
Dica: Elimine o descartável e também determine um local para uma “quarentena”, para materiais e ferramentas que tenham dúvida sobre sua utilização.
Após um período estipulado realize o descarte.
2- Seiton: Senso de Arrumação
Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa
possa localizar facilmente.
Crie e identifique locais apropriados para armazenar
ferramentas, documentos e insumos.
Onde?
– Almoxarifado;
– Caixa de ferramentas;
– Computadores e redes;
– Arquivos de documentos;
– Armários e bancadas…
Dica:
1- Crie etiquetas e placas para identificar os locais.
2- Material e ferramentas mais usados devem ficar ao alcance mais próximo, ou seja, prateleiras mais baixas, setores mais pertos de onde serão utilizados.
3- Crie locais apropriados para equipamentos de lubrificação e insumos.
3- Seiso: Senso de Limpeza
Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
Setor de manutenção sempre há incidência de sujeira.
Crie a cultura do sujou, limpou.
Usou, guardou.
Sugestões:
– Crie escala de limpezas;
– Implante coleta seletiva de lixo;
– Elimine pontos que gerem sujeira;
– Faça auditorias periódicas…
4- Seiketsu: Senso de Saúde e Higiene
Manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e à higiene.
Sugestão:
– Utilização, cuidados e conservação de EPIs;
– Higiene pessoal;
– Ergonomia;
– Utilização de normas técnicas e de segurança (NR10,
35….).
5- Shitsuke: Senso de Autodisciplina
Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5S em um modo de vida.
Disseminar a cultura do 5S entre os integrantes da equipe e da organização.
Exemplos são a melhor forma de educar. O líder deve fazer o que diz.
Conclusão
O fato de termos um local limpo, organizado e seguro irá gerar muitos benefícios…
– Melhora de indicadores, pois conseguiremos realizar
as tarefas mais rapidamente e com segurança;
– Redução de tempo procurando ferramentas, insumos e
spare parts;
– Redução de tempo procurando informações;
– Ambiente de trabalho agradável;
– Redução de acidentes;
– Aumento da produtividade;
– Preservação do meio ambiente….
Quer se especializar na área de PCM?
Confira este treinamento.
https://bit.ly/CursoPCMOnlineCompleto