Corretiva, Preventiva, Preditiva…? Qual a melhor?
Existem diversos tipos de manutenção e engana-se quem pensa que um tipo é melhor do que o outro.
Uma importantes tarefa do Gestor de Manutenção é definir os Tipos de Manutenção utilizados para manter os ativos da organização.
Esta tarefa, dentre outras é fundamental para o controle da Manutenção, auxiliando para manter todos os ativos disponíveis e confiáveis ao melhor custo-benefício.
Durante a análise para escolha do Tipo de Manutenção deverão ser levados em conta os aspectos que definem as características do equipamento e sua importância para a empresa.
O Gestor deve fazer uma análise dos riscos possíveis de ocorrer caso o equipamento pare de funcionar, levando em consideração manutenibilidade e possíveis consequências que possam afetar a qualidade, segurança, meio ambiente e produtividade.
Entender os riscos de quebra, características e criticidade do equipamento são fundamentais para definir um sistema de manutenção eficiente.
A escolha correta do Tipo de Manutenção trará benefícios como aumento da vida útil dos equipamentos, redução dos custos de manutenção e garantirá a eficiência do processo fabril.
Quer aprender mais? Confira este Treinamento.
Curso PCM Online com Certificado
https://bit.ly/CursoPCMOnlineCompleto