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Reuniões de Manutenção

Reuniões são essenciais SIM!!!!

Muitos detestam reuniões, outros acham que é perda de tempo e alguns dizem que só serve para achar culpados…

O fato é que as reuniões quando utilizadas da forma correta, são essenciais para o bom gerenciamento de qualquer área.

No Processo Manutenção é possível e muito recomendável inserir reuniões de acordo com necessidades e objetivos.

ALGUMAS REUNIÕES PARA O PROCESSO DE MANUTENÇÃO

REUNIÃO DE FÁBRICA
Objetivos: Avaliar desempenho de cada área e necessidades de suporte para o bom andamento da produção.
Cada área participante responde pelos resultados obtidos no dia anterior, além de informações e necessidades de suporte para realização da produção do dia.

Exemplo de assuntos: Problemas de manutenção, qualidade, processo e PCP, assuntos gerais relacionados com a fábrica, produção do dia…

Participantes: Líderes e técnicos de vários processos.
Frequência: Geralmente são diárias e muito comum reunião mensal com fechamento dos indicadores.

REUNIÃO DIÁRIA DE MANUTENÇÃO
Realizada diariamente e tem como objetivo disseminar informações, monitorar pontos críticos, criar planos de ações e tarefas, verificar necessidades (Compras, suporte….).

Objetivos:
– Engajar a equipe nas tarefas diárias e planos de ações;
– Verificar novos chamados e demandas de serviços;
– Distribuição de tarefas;
– Questões de segurança para realizar serviços;
– Analise de novos chamados, abertos e concluidos (Verificar necessidade de análise causa raiz, compras de spare parts e insumos, agendamento de paradas para manutenção planejada…);
– Downtime e disponibilidade (Impactos na produção);
– Informações gerais…

Participantes: Líderes e técnicos.
Frequência: Diária com duração de 15 a 30 minutos.

REUNIÃO MENSAL DE MANUTENÇÃO
Objetivos: De forma geral uma análise dos resultados do mês com apresentação de indicadores.
Também é neste momento que o Gestor busca um alinhamento de ações para médio e longo prazo, visando atingir metas e objetivos.

Participantes: Gerentes, Líderes e técnicos.
Frequência: Mensal ou em períodos mais curtos.

REUNIÃO DE COMPRAS
Objetivos: Verificar necessidades de compras e se o planejado de gastos no período está dentro do executado.

Participantes: Líderes e técnicos envolvidos com compras de manutenção.
Frequência: Semanalmente e/ou mensalmente

REUNIÕES DE ANÁLISE DE PROBLEMAS
Estas reuniões têm um cunho mais técnico, onde se busca eliminar problemas críticos e/ou crônicos que trazem prejuízos para a empresa.
Podem ter participantes de várias áreas.

Frequência: Sempre que necessário análise mais aprofundada de problemas, podendo haver diversas reuniões.

REUNIÕES COM GERÊNCIA
Estas reuniões são realizadas para alinhamento das informações com a Gerência. Nela são definidas estratégias e ações, metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Participantes: Líderes e Gerência.
Frequência: Semanal, mensal…

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