Publicado em Deixe um comentário

KAIZEN – O que você precisa saber?

KAIZEN

A palavra Kaizen (Kai = Mudança / Zen = Virtude ou Bondade) vem do japonês e quer dizer “mudança para melhor”, sendo utilizada para indicar melhoria contínua em todos os aspectos de nossa vida, seja pessoal, familiar ou profissional.

O Kaizen do conceito industrial surgiu na década de 50, após a segunda guerra mundial. Nessa época o Japão estava devastado e precisa reerguer sua economia, tornando-a forte e competitiva novamente.

Neste cenário o governo japonês iniciou diversos projetos de gestão e administração que visavam melhorar a produtividade e competitividade de suas empresas. 
O Método Kaizen de Melhoria Contínua surgiu desta forma e hoje é utilizado em todo mundo.

Esta metodologia se baseia na premissa que através do envolvimento de todos os colaboradores, haja comprometimento com a redução de custos, redução de desperdícios e aumento de produtividade.

Principais Objetivos:
– Aumento de Produtividade (Processos industriais e administrativos, Gestão…).
– Melhoria da Qualidade (Produtos, serviços, ambiente de trabalho…).
– Redução de custos (Despesas, mão de obra, matéria prima, energia…).
– Redução de desperdícios (Transporte, armazenamento, espera, superprodução, retrabalhos…).
– Aumentar satisfação do cliente (Produtos, serviços, relacionamento…).
– Melhorar a segurança (Condições de trabalho e ergonomia, menos impactos ao meio ambiente…).

Como funciona na prática?
Quando um colaborador identifica um problema ou uma possível melhoria comunica ao restante da equipe e decide-se o que será feito.

Algumas melhorias exigem reuniões com várias pessoas de diversas áreas e conhecimentos técnicos diversos.
Nestes casos há necessidade de colaboradores capacitados para liderar, treinar e conduzir as reuniões e processos de melhorias.

Dicas e implantação e aplicação
– Implante a ferramenta 5S.
– Simplifique as tarefas.
– Aplique o método todos os dias.
– Utilize ferramentas de qualidade (Pareto, Histogramas, Pareto, Brainstorming…).
– Busque a causa raiz dos problemas (MASP, Diagrama de Ishikawa…).
– Treine todos os colaboradores com os conceitos das ferramentas.
– Forme líderes e equipes de Kaizen.
– Envolva TODOS os setores e colaboradores da empresa. Melhorias podem serem feitas em todas as áreas (Gestão, RH, Fábrica, Manutenção, Qualidade, Engenharia, Processo, SESMT…).

Kaizen é cultural!
Kaizen é uma filosofia de trabalho e porque não dizer de vida!
É um processo lento, mas contínuo de melhorias!
Comece hoje mesmo a utilizar esta metodologia na sua vida pessoal e profissional. Você só tem a ganhar!

Gostou deste assunto?
Quer aprender mais sobre Melhoria Contínua?
Que se tronar um Especialista e iniciar uma carreira sólida e bem remunerada?

Confira este treinamento
Especialista em Melhoria Contínua
https://bit.ly/CCursoEspecialistaMelhoriaContinua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.